A história pessoal da Dra. Ida P. Rolf (1896-1979), bioquímica norte-americana com Doutorado pela Universidade de Columbia (EUA), e a história do desenvolvimento do Rolfing® IE caminham juntos. Esse entrelaçamento de histórias me encanta, pois significa que, por trás desse método, está a expressão da história de vida de uma pessoa, com suas descobertas, seus significados, suas percepções, suas crenças, suas experiências, suas explorações e investigações, suas motivações, seus valores e princípios.
A necessidade de cuidados com a própria saúde levaram Ida Rolf ao contato e conhecimento da Osteopatia, Homeopatia e Yoga, e esses três grandes sistemas propiciaram a base da sua visão de ser humano e, consequentemente, do seu trabalho.
Da Osteopatia veio a percepção da inter-relação entre estrutura e função. Da Homeopatia, o aprendizado sobre o poder de cura inerente aos organismos vivos e sobre o processo de cura dos sintomas através do reequilíbrio da pessoa como um todo. E de sua experiência com o Yoga veio a premissa de que o trabalho no corpo melhora, além da dimensão física, as dimensões emocional e espiritual.
A prática que se iniciou com o atendimento de alguns casos foi tomando forma e seus princípios foram se delineando. Ao final da década de 50, Ida Rolf já havia ensinado e formado Rolfistas nos EUA, Canadá e Inglaterra. Em 1971 foi fundado o Rolf Institute for Structural Integration - RISI (Boulder, Colorado – EUA). Desde então, o método tem sido ensinado e difundido em diversos países. No Brasil, a entidade oficial que representa o RISI é a Associação Brasileira de Rolfing® - ABR, fundada em 1988. Sediada em São Paulo, a ABR não tem fins lucrativos. Seu principal objetivo é a formação de profissionais, a divulgação e o desenvolvimento do método Rolfing® Integração Estrutural.
Comments