"A realização deste documentário sobre Rolfing teve uma duração de um ano e meio e envolveu cerca de 50 horas de filmagens. Todas as filmagens foram realizadas ao vivo, não foram ensaiadas, e foram feitas com clientes reais. Alguns deles nunca tinham realizado sessões de Rolfing, e na verdade desconheciam-me a mim e ao Rolfing.
Os participantes nestas filmagens tocaram-nos pela sua sinceridade, autenticidade e entusiasmo. Mostraram uma grande coragem, porque não é qualquer pessoa que se dispõe a mostrar-se desta forma diante de uma objetiva. Graças a eles aprendi muito sobre mim e sobre o meu trabalho.
Durante esta aventura, defini como meta mostrar mais o que é invisível e não tanto o que é visível, ou seja, não mostrar os resultados antes vs depois, ou apoiar-me apenas na eficácia do trabalho. Preferi que o espectador tivesse a impressão de estar conosco no nosso espaço, e que partilhasse algo da experiência, e do sentimento que temos quando encontramos e conhecemos algo novo.
Queria que o espectador tivesse acesso a uma compreensão orgânica (por empatia com as personagens do filme) da plasticidade humana, da capacidade de mudança, e de uma forma de comunicação que permite um trabalho participativo na relação terapêutica.
Espero que pelo menos alguns desses objectivos sejam reconhecidos no filme, e que as pessoas possam de alguma forma ser tocadas pelos testemunhos nele contidos.
Atenciosamente,
Mathias Avigdor
Este projeto foi desenvolvido por:
rolfing.ch therapiesdulac.ch vertige-concept.ch
Legendas em Português com a colaboração de: Alexandre Silva e Pedro Dias"
Kommentare